Características do sistema drive-in

A estrutura de armazenagem drive-in é bem pesada, sendo ela composta por montantes verticais que são encaixados nos trilhos e braços ajustáveis à sua altura. Os montantes são formados por duas pilastras, que estão ligadas por diagonais e travessas, manipulando um rígido quadro vertical.

Isso origina planos de carga horizontais, permitindo, assim, locar os paletes sobre os trilhos. É válido ressaltar que os blocos de estruturas contínuas não possuem vigas centrais que impossibilitem a entrada e o manuseio da empilhadeira.

A escolha correta do sistema de armazenagem faz toda a diferença para a empresa. Nesse sentido, não se pode esquecer de levar em consideração as soluções necessárias para suas atividades, como: separação e frequência da utilização das mercadorias, produtividade, capacidade de atendimento, área total disponível, projeção de crescimento etc.

Diante desse cenário, o sistema de armazenagem drive-in permite eficácia e solução inteligente para sua operação logística. Estas são as características básicas desse sistema de armazenagem:

permite carga e descarga independente em seu sistema;
garante o aproveitamento do espaço em nível máximo;
oferece armazenamento sazonal;
permite facilmente sua extensão, atendendo as necessidades do cliente;
trabalha com grandes quantidades de um mesmo material.

O armazenamento correto no sistema drive-in é necessário para que as cargas sejam acomodadas no fundo das prateleiras, originando duas fileiras. O endereço precisa ser fixado nas prateleiras do drive-in, podendo ser colocado de baixo para cima ou de cima para baixo.

Já as empilhadeiras, dentro do sistema drive-in, são capazes de adentrar nas posições dos paletes armazenados nas prateleiras, viabilizando o uso do método LIFO (last in first out – último que entra, primeiro que sai), em conformidade com as necessidades da empresa.

Portanto, este sistema estruturado na modalidade de armazenamento drive-in permite a combinação das vantagens do armazenamento convencional com o armazenamento em blocos, propiciando uma proteção maior aos materiais, permitindo grande altura de empilhamento e utilizando melhor o espaço.


Voltar