Como evitar acidentes de trabalho relacionados à armazenagem?

Prevenir acidentes de trabalho é priorizar a integridade física de todos os colaboradores, evitar situações de risco e contar sempre com equipamentos adequados para a realização de cada atividade. 

Embora alguns pontos possam passar despercebidos, a estrutura correta para cada segmento é fundamental para proporcionar segurança na operação. 

 

Espaço físico

Além da capacitação e revisão adequada, é preciso estar atento à existência de pontos cegos ocasionados pelo próprio estoque, manter a organização facilitada para evitar queda de cargas e materiais nas prateleiras. 

A distância e altura máxima que cada segmento precisa ser previsto desde o projeto com foco no melhor aproveitamento do espaço de maneira efetiva sem perder de vista a segurança.

As manutenções também devem ser constantes para evitar problemas com instalações elétricas, quedas de prateleiras e acidentes de trabalho. 

 

Lesões

Outro ponto importante é a prevenção de lesões: um projeto que não considera a ergonomia, por exemplo, acaba provocando lesões na coluna e lesões musculares em geral. 

Todos os momentos de interação com o estoque devem ser considerados na hora de montar o seu projeto: como serão os processos de carga e descarga, de organização e de atualização do estoque. 

A equipe deve receber as orientações necessárias assim como deve sentir-se confortável ao longo de todas as etapas. 

 

Personalizações

Com o conhecimento das necessidades específicas de cada espaço, é possível incluir alguns componentes que aumentam a segurança. Desde proteção para colunas até travas para cantilever.

 

Seja qual for o seu segmento de atuação, conte com a Phametal Sistemas de Armazenagem para otimizar o seu espaço de armazenagem com segurança e qualidade. Conheça nossas soluções clicando aqui.


Voltar