Movimentação de materiais POR QUE SE PREOCUPAR?

As estruturas de armazenagem e a movimentação de materiais tornaram-se essenciais para a logística atual das empresas. São equipamentos e atividades que, quando bem executadas, garantem a eficiência de toda a cadeia de suprimentos. A Phametal vai mostrar a importância desses sistemas e por quê se preocupar com eles.

Um bom gerente de logística deve estar sempre atento à movimentação de materiais e às estruturas de armazenagem existentes em seu negócio. Mas, qual a razão para tamanha preocupação?

Em um setor dinâmico e complexo, existem inúmeros detalhes que têm o potencial de aprimorar os resultados alcançados. Como o objetivo é conquistar uma logística de excelência, é sempre oportuno aprender e compreender melhor o papel de cada um deles.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre esses dois aspectos fundamentais para a logística, ressaltando sua importância, características e, claro, alguns cuidados importantes para que esses pontos do sistema de armazenamento sejam eficientes. Acompanhe!

O que é movimentação de materiais?

Para sanar qualquer dúvida que possa existir sobre esse conceito, é interessante enfatizarmos que a movimentação de materiais está relacionada a qualquer movimento de produtos em um determinado local, em especial no chão de uma fábrica, armazém ou centro de distribuição.

Mas, não é apenas isso. Trata-se de um processo que envolve diversos fatores, como o deslocamento, a armazenagem, as técnicas de proteção à carga e o controle de materiais em todas as etapas da cadeia produtiva.

Aspectos importantes desse processo

O cenário ideal para qualquer negócio é que sua movimentação ocorra de maneira eficiente e segura, pois isso garante que o material correto esteja com a quantidade adequada e no melhor lugar do armazém.

Mas, para isso, é fundamental que alguns aspectos se façam presentes. Entenda melhor:

Planejamento

Planejar a atividade de movimentação é crucial para o sucesso do processo, visto que as metas, objetivos e os métodos aplicados devem ser levados em consideração.

Uso do espaço

É necessário assegurar que o espaço disponível no armazém seja corretamente utilizado. Daí a importância de se pensar em layouts otimizados, paletização e modelos de armazenagem.

Uso de Porta Paletes convencional

Os Porta Paletes simples podem ser utilizados para atender a grandes demandas. Por meio deles, volumes maiores podem ser distribuídos de acordo com o peso e tamanho dos produtos.

Uso de estruturas de armazenagem para corredores estreitos

É possível que o armazém possua corredores estreitos, o que dificulta o deslocamento dos equipamentos. Nesses casos, é importante contar com estruturas específicas, que oferecerão um aproveitamento melhor do espaço e permitirão mais eficiência na colocação e na retirada de produtos das prateleiras.


Voltar