O aumento das compras on-line pegou muitas empresas “de surpresa” devido à necessidade de estoques maiores ou com maior rotatividade — uma transição desafiadora especialmente pelo cenário imprevisível que perdura.
A era da experiência consiste em ir além de entregar o solicitado, é encantar o cliente em todos os pontos de contato com a empresa: começa no momento em que ele descobre sua empresa e estende-se até o fim do ciclo (este varia de acordo com a estratégia comercial de cada empresa). Mas como isso afeta o sistema de armazenagem?
Ao fazer uma compra, o cliente pode esperar dias, semanas ou meses para receber um produto e, quando finalmente o tem em mãos, percebe que está amassado, descascado, quebrado ou até vencido (!). Tome muito cuidado com os processos logísticos para evitar estes casos!
Seja qual for, uma experiência negativa prejudica a imagem de sua empresa a ponto de evitar uma nova compra e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. Cada cliente é uma oportunidade de promover uma experiência diferenciada.
É importante ter em mente que, assim como uma experiência negativa, o contrário também contagia. Promover uma experiência boa – como uma entrega antes do prazo ou ações de pós-venda que valorizem cada cliente – já poderá trazer bons retornos!