Quais as vantagens da pintura eletrostática?

A pintura eletrostática apresenta acabamento mais durável que qualquer outro tipo de pintura, notadamente para o alumínio, esquadrias, aço arquitetônico, móveis, armários, portas e janelas. A durabilidade da pintura eletrostática é de mais de 5 anos, deixando o acabamento espelhado, liso e sem manchadas ou escorrimentos, sem bolhas ou gotejamento.

Uma das grandes vantagens apresentadas pela pintura eletrostática com relação a outros métodos, como a pintura tradicional, com rolos e pincéis ou a pintura com spray, é a economia de material, uma vez que, nesse processo, a tinta é atraída ao objeto por uma carga elétrica oposta, havendo menos desperdício.

A pintura eletrostática funciona através de pulverização, situação em que a tinta é atraída automaticamente para a superfície que está sendo trabalhada, resultando em secagem mais rápida e acabamento com maior qualidade e durabilidade.

Na pintura eletrostática não é necessário utilizar solvente. Enquanto no método tradicional é preciso dissolver a tinta, a pintura eletrostática dispensa diluição em solvente, fato que oferece menos riscos à saúde e ao meio ambiente.

Na pintura eletrostática a pó, podemos destacar o leito fluidizado, que consistem em injetar o ar, seco e filtrado, num recipiente com uma placa porosa que acomoda a tinta granulada em pó. O objeto a ser pintado deve estar pré-aquecido, pronto para ser mergulhado no pó fluidizado. A aproximação faz com que o pó se funda com o objeto.

A pintura eletrostática também pode ser feita no sistema de leito fluidizado eletrostático, que apresenta a diferença de eletrodos ligados a uma fonte de alta tensão e, quando o pó entra em contato com esses eletrodos, fica carregado eletrostaticamente, sendo atraído pelo objeto. Este processo permite a pintura de objetos de formas geométricas mais complexas, oferecendo maior uniformidade na superfície e controle da aplicação da tinta.

Também é possível, na pintura eletrostática a pó, a pulverização, ideal para pintura em larga escala para objetos complexos, já que se baseia na atração das cargas opostas, tornando o processo mais rápido. Neste processo, a tinta é enviada para uma pistola de pulverização eletrostática, sendo lançada sobre a peça. A tinta em pó é carregada dentro da pistola, gerando um campo elétrico entre o bico da pistola e o objeto, fazendo com que a tinta seja atraída para ele..

As vantagens da pintura eletrostática:

A grande variedade de aplicações é, certamente, a maior das vantagens da pintura eletrostática que, além disso, ainda garante menos riscos de contato com solventes orgânicos, evitando danos à saúde dos profissionais e ao meio ambiente.

Com a pintura eletrostática também é possível montar um alto grau de automação, tornando mais rápido o processo de pintura e agilizando a troca de cores, uma vez que não há necessidade de aplicação de solventes para limpeza.

A pintura eletrostática, além disso, economiza energia, necessitando de baixo consumo de ar nas estufas, não oferece perda de material na aplicação (o pó que não se adere às peças pode ser reaproveitado, o que permite rendimento próximo a 100%), fazendo a pintura em uma única camada.

A pintura eletrostática também apresenta grande resistência química e mecânica, contra impactos, corrosão e radiação, deixando o acabamento final de alto nível e com durabilidade maior do que os processos normais de pintura.


Voltar