O mundo dos negócios exige atenção, adaptação a novos cenários e certa visão estratégica. É bastante comum que gestores logísticos, por exemplo, enfrentem muitos desafios ao longo de suas vidas profissionais com imprevistos que afetam diretamente o estoque e que podem atrapalhar o funcionamento de toda a cadeia de suprimentos.
Portanto, se você é um varejista, atacadista, gerente de logística de lojas físicas ou de outros segmentos de mercado, uma coisa é certa: seu estoque deve estar preparado diante situações que envolvam a demanda variável. Ter um estoque controlado é saber que negócio flui corretamente e que você tem a quantidade certa de produto para atender a demanda do mercado, sem incorrer em perdas ou prejuízos. Entretanto, o que parece óbvio nem sempre é para muitos gestores que ainda não sabem como realizar o controle de estoque corretamente.
Dicas para ter um estoque preparado à demanda variável:
Para isso selecionamos dicas para ajudá-lo a gerenciar a demanda variável, garantindo que você tenha a quantidade ideal de estoque e condições para lidar com oscilações inesperadas. Confira:
1. Faça um balanço dos produtos: Antes de tudo, você precisa saber quais são os seus produtos, os valores e as quantidades. Somente com esses dados você pode começar a organização. A partir da contagem, você pode fazer o cadastro e categorização de todos os seus produtos.
2. Cadastre os seus produtos: Cadastrando todos os seus produtos no estoque, sua gestão neste processo fica muito mais organizada e facilitada. É importante fazer a atualização da contagem de estoque a cada nova entrada ou saída de produto. Fazendo isso, você saberá exatamente quando há falta ou excesso de produtos, e terá a noção precisa do momento certo para realizar novas compras com seus fornecedores, ou então o momento para fazer a liquidação de possíveis produtos em excesso.
3. Garanta um estoque de segurança: O principal objetivo do estoque de segurança é garantir que certos produtos não sejam esgotados e que os clientes tenham os produtos que desejam, mesmo que estejam em falta. No entanto, algumas empresas não adotaram o estoque mínimo de segurança como sua principal estratégia. Embora essa escolha pareça econômica e reduza os custos de armazenamento, ela pode levar a faltas de estoque e gargalos internos em caso de circunstâncias imprevistas. Portanto, o ideal é manter ao menos um mínimo de itens em seu estoque.
4. Delimite um estoque minímo e máximo dos produtos: Para fazer um controle de estoque eficiente é importante que você delimite o estoque mínimo e máximo de cada produto de acordo com a demanda de cada um. Separando os seus produtos por suas respectivas categorias fica muito mais fácil organizar e fazer um bom controle de estoque.
Conte com a gente para atender a alta demanda!
Perder o controle do seu estoque é como jogar dinheiro fora, então é melhor estar preparado. Por isso, para não ser pego de surpresa e deixar de faturar, invista em sistemas de armazenagem que transformam o seu estoque em um espaço mais organizado e sistematizado, facilitando os processos de distribuição dos seus produtos. Entre em contato com a equipe da Phametal e esteja preparado para as variações do mercado, sem desperdiçar espaço, tempo e dinheiro.
Fontes: https://blog.egestor.com.br/controle-de-estoque/
https://moip.com.br/blog/estoque-alta-demanda/
https://delage.com.br/blog/destaques/como-gerenciar-o-estoque-para-acomodar-a-demanda-variavel/
Veja também
Giro de estoque: Importância para o seu negócio
21 de outubro de 2024
Manter produtos parados no estoque pode representar uma perda significativa de recursos e oportunidades para o seu negócio. A cada item que não circula, o capital fica imobilizado, o espaço fica comprometido, e as chances de novos investimentos são reduzidas. Mas e se esses produtos inativos podem ser transformados em novas oportunidades de crescimento?
Saiba maisArmazenamento no setor agro: Soluções que acompanham o crescimento do seu negócio
11 de outubro de 2024
O setor agropecuário é um dos pilares da economia brasileira, responsável por milhões de alimentos e movimentar uma vasta cadeia produtiva. Com sua alta demanda diária, o agronegócio exige soluções de armazenamento que sejam tanto eficientes quanto escaláveis, garantindo que uma produção seja rápida, organizada e segura ao longo de todo o processo.
Saiba mais